Desenvolvimento Territorial, Políticas Públicas e Sustentabilidade: Novos olhares sobre o Nordeste Rural

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Campus Central - Mossoró/RN

16 a 18 de Novembro de 2016

Informações

Confira todas as informações de como chegar até o evento, onde se hospedar e endereços de restaurantes da cidade de Mossoró

Regras para Submissão de Trabalhos Científicos

Está encerrado o prazo para envio dos trabalhos!


O primeiro autor do artigo é quem deve submetê-lo no site da SOBER Nordeste 2016. Contudo, primeiro deve ser feita a inscrição pelo site.

Caso o artigo seja aprovado, este somente passará a compor a Programação de Apresentação dos Trabalhos mediante o pagamento da inscrição no Congresso de pelo menos um dos autores, cuja data limite é 05/11/2016. O não pagamento da inscrição do autor ou coautor do trabalho implicará na sua exclusão da Programação de Apresentação dos Trabalhos e dos Anais do Congresso.

Ao submeter um artigo deve ser informado o nome completo, e-mail e instituição do autor e dos coautores e o Grupo de Trabalho. O artigo só poderá ser submetido à avaliação com estas informações.

Limitação de autores: Cada autor(a) poderá submeter no máximo 4 (quatro) artigos, tanto como autor quanto como coautor. Além disso, o número máximo de autores por artigo é quatro.

O artigo enviado para a SOBER Nordeste será submetido, pelo sistema blind review, para apreciação de 3 (três) pareceristas, expertise na área do Grupo de Trabalho para o qual o trabalho foi enviado. A organização do congresso não irá, sob nenhuma condição, dar publicidade ao parecer ou atribuir nota para cada artigo aprovado ou reprovado no Congresso. O resultado dos Artigos Aprovados será feito mediante publicação no site do Congresso em uma Lista de Artigos Aprovados. Os resultados finais dessa avaliação não serão passíveis de recurso.

A SOBER disponibilizará os artigos aprovados nos Anais do Congresso em formato eletrônico. Não haverá, sob qualquer condição, a devolução do pagamento da inscrição no Congresso. O ato de submissão do trabalho é a concordância expressa com as regras do Congresso.

Os trabalhos deverão ser classificados pelos próprios autores em um dos grupos de trabalho relacionados abaixo:

GT1: Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e agroecologia

GT2: Agricultura Familiar e Ruralidade

GT3: Políticas Públicas e Reforma Agrária

GT4: Empreendedorismo, Cooperativismo e Associativismo no meio rural

GT5: Agronegócio, Mercados e Comercialização

GT6: Gestão Social

GT7: Tecnologia, Inovação e Extensão para o campo

GT8: Desenvolvimento Rural, Territorial e Regional

GT9: Turismo rural

GT10: Assuntos emergentes

Idioma: Serão aceitos trabalhos escritos em português, espanhol ou inglês. As apresentações poderão, também, ser feitas nesses mesmos idiomas. Havendo mais de um texto em língua estrangeira por grupo de trabalho, os mesmos serão agrupados em sessões específicas. Ressaltamos que não haverá tradução simultânea nessas sessões.

Formas de Apresentação de Trabalhos: No momento de submissão dos trabalhos os autores deverão escolher um dentre os Grupos de Trabalho e a categoria de apresentação (pôster ou oral):

Pôster: Este tipo de apresentação se destina aos trabalhos com resultados parciais e à iniciação científica. O pôster ficará exposto em espaço especialmente reservada para tal, em horário específico. Pelo menos um autor deverá estar presente durante o horário de exposição agendado para discutir e tirar dúvidas de pesquisadores interessados no tema.

Oral: Neste tipo de apresentação os trabalhos são apresentados oralmente em salas com projetor de multimídia, as sessões contarão com um responsável pela coordenação dos trabalhos.

Os trabalhos a serem submetidos deverão conter o seguinte formato:

Trabalhos para apresentação oral

Título em português e inglês;

Resumo e Abstract, com até 2.000 caracteres;

Palavras-chave e keywords em número máximo de 5 (cinco).

O tamanho máximo do artigo é de 20 (vinte) páginas em espaçamento 1,5, incluindo resumo, tabelas, figuras, bibliografia etc. O(s) nome(s) do(s) autor(es) do texto do trabalho só deverá(ão) constar no modelo 1, e deve(m) ser digitado(s) no site. Caso contrário, será reprovado.

A ordem dos nomes indicada no site durante a submissão será a mesma que constará no Programa e no texto a ser gravado no Anais Eletrônico.

O resumo deverá ser anexado ao site durante o processo de submissão, e também deverá constar no arquivo com o texto completo.

Página formato A4 com margens laterais, superior e inferior de 2,5 centímetros.

Os trabalhos deverão ser encaminhados em Processador de textos PDF com fonte Times New Roman, tamanho 12. Arquivos submetidos em outro formato podem inviabilizar a leitura pelos pareceristas e levar á recusa do texto. Deverá ser encaminhado o Arquivo 1 com Autores e Arquivo 2 sem autores. Arquivos em WORD, ou em outro formato, serão excluídos automaticamente no início da fase de avaliação.

Trabalhos para apresentação em pôster

Título em português e inglês;

Resumo e Abstract, com até 2.000 caracteres;

Palavras-chave e keywords em número máximo de 5 (cinco).

O tamanho máximo do artigo é de 8 (oito) páginas em espaçamento 1,5, incluindo resumo, tabelas, figuras, bibliografia etc. O(s) nome(s) do(s) autor(es) não deverá(ão) constar do texto do trabalho, deve(m) ser digitado(s) no site. Caso contrário, será reprovado.

A ordem dos nomes indicada no site durante a submissão será a mesma que constará no Programa e no texto a ser gravado no Anais Eletrônico.

O resumo deverá ser anexado ao site durante o processo de submissão, e também deverá constar no arquivo com o texto completo.

Página formato A4 com margens laterais, superior e inferior de 2,5 centímetros.

Os trabalhos deverão ser encaminhados em Processador de textos PDF com fonte Times New Roman, tamanho 12. Arquivos submetidos em outro formato podem inviabilizar a leitura pelos precaristas e levar a recusa do texto. Deverá ser encaminhado o Arquivo 1 com Autores e Arquivo 2 sem autores. Arquivos em WORD, ou em outro formato, serão excluídos automaticamente no início da fase de avaliação.

O Modelo do pôster para impressão será disponibilizado em breve. O material de impressão ficará à critério do apresentador.

No site encontra-se um modelo para elaboração do artigo onde constam os dados e o logo do Congresso. Sugerimos que o utilize, pois isto será essencial para elaboração e gravação dos arquivos nos Anais Eletrônicos.

No site também está o modelo para apresentação de pôster em “submissão de trabalhos”.

O trabalho no Anais Eletrônicos será exatamente igual ao submetido para avaliação, e, portanto, não haverá revisão editorial e gráfica pela comissão editorial do Congresso. Após o encerramento das submissões não será possível substituir o arquivo gravado no site. Assim, eventuais erros no arquivo, problemas de editoração ou de dados são de inteira responsabilidade dos autores.

Instruções para submissão de trabalhos

O sistema do Congresso permite a submissão de trabalhos. Porém, é preciso se inscrever primeiro. Após o encerramento da fase de submissão os autores não poderão enviar/substituir o arquivo do trabalho. Finalizado o processo de avaliação os autores poderão consultar quais trabalhos foram aprovados, podendo imprimir a tabela resumo. Após o encerramento das submissões não será mais possível enviar/substituir o arquivo com o trabalho completo.

Não deixe a submissão para a última hora, pois podem ocorrer congestionamentos e os erros não poderão ser corrigidos. Sob nenhuma condição se aceitará a inclusão ou exclusão de autor(es) após o encerramento da submissão de artigos. Portanto, certifique-se de que todo o processo de envio do artigo seja feito corretamente, com o(s) devido(s) autor(es) compondo o artigo.

Os dados pessoais cadastrados devem ser preenchidos com bastante atenção, pois eles servirão para a publicação dos trabalhos científicos no CD-ROM, impressão da programação de apresentação e para gerar sua inscrição no evento (crachá, recibo e certificados).

Certifique-se de que o e-mail informado esteja correto, pois todas as informações pertinentes à avaliação dos trabalhos submetidos e ao evento serão enviadas para ele.

Certifique-se de que os campos resumo e palavras-chaves estão corretamente preenchidos. As palavras-chaves serão essenciais para a alocação correta dos trabalhos selecionados nas mesas de apresentação, permitindo o debate entre os autores.

Os autores devem se certificar de que indicaram corretamente o grupo de trabalho em que a pesquisa se encaixa, artigos alocados erroneamente podem ser recusados pelos avaliadores por não se encaixarem nos quesitos da avaliação. Não haverá reclassificação de trabalhos por parte da organização do congresso.

A falta do arquivo ou qualquer incorreção no mesmo impossibilitará a avaliação. Não serão aceitos arquivos enviados por outros meios para gravação “a posteriori”. Artigos com os dados do(s) autor(es) não serão avaliados, bem como artigos que possibilitem identificação do(s) autor(es) – exemplo, com uma nota de rodapé que identifique o número do Projeto de Pesquisa numa instituição de fomento. Recomenda-se, nestes casos, fazer simples alusões como: “Este trabalho recebeu apoio do CNPq”.

LEMBRE-SE: não é necessário fazer um cadastro para trabalhos científicos e outro para inscrição no evento.

Os coautores que comparecerem ao Congresso devem fazer um cadastro para inscrição como participante.

Para melhor programação dos participantes do Congresso da SOBER, a divulgação da Programação de Apresentação dos Trabalhos será feita até dia 15 de outubro de 2016.

A Programação de Apresentação dos Trabalhos será estruturada conforme decisão dos Coordenadores de Grupos, que procurarão montar dias e horários de acordo com temáticas afins. Não será permitida nenhuma imposição para apresentação de trabalho conforme orientação do congressista, bem como de alteração de sua apresentação in loco.

Modelos para envio de arquivos

Disponibilizamos no site o modelo para elaboração do artigo onde constam os dados e o logotipo do Congresso. Todos devem obrigatoriamente utilizar esse modelo, pois isto será essencial para padronização, elaboração e gravação dos arquivos no Anais Eletrônico.

Chamamos a atenção para o fato de que os trabalhos serão inseridos no Anais Eletrônico exatamente da forma como forem submetidos ao Congresso, sem revisão editorial e gráfica. Após o encerramento das submissões não será mais possível substituir o arquivo gravado no site. Assim, eventuais erros no arquivo, problemas de editoração ou de dados são de inteira responsabilidade dos autores.

Clique Aqui para fazer o download do modelo de Artigo Completo (Com Autores)

Clique Aqui para fazer o download do modelo de Artigo Completo (Sem Autores)

Modelos para apresentação de trabalhos

Apresentação Oral

Apresentação em Pôster

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