Desenvolvimento Territorial, Políticas Públicas e Sustentabilidade: Novos olhares sobre o Nordeste Rural

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Campus Central - Mossoró/RN

16 a 18 de Novembro de 2016

Informações

Confira todas as informações de como chegar até o evento, onde se hospedar e endereços de restaurantes da cidade de Mossoró

Grupos de Trabalho

Grupo 1. Meio ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia

Coordenadora Titular: Dra. Marcia Regina da Silva Farias (UERN)

Coordenadora Adjunta: Dra. Zoraide Souza Pessoa (UFRN)

E-mail: gt1soberne@hotmail.com

A relação ambiente e desenvolvimento afim de pensar práticas sustentáveis nos territórios é uma necessidade cada vez mais premente na atualidade, mas que ainda não são plenamente incorporadas as atividades produtivas em toda sua cadeia. Entender como essas práticas vem sendo desenvolvidas e que impactos socioambientais produzem e como as dinâmicas produtivas estão incorporando a sustentabilidade como princípio orientador de suas atividades é o que se espera debater neste Grupo de Trabalho. Nesse sentido, espera-se contemplar pesquisas que abordem os seguintes eixos discursivos: Sustentabilidade e desenvolvimento; Políticas públicas ambientais e territoriais; Serviços Ambientais e inovação sustentável; Práticas produtivas sustentáveis; Impactos dos agrotóxicos e dos transgênicos; Estratégias de conservação dos recursos naturais; Impactos das mudanças climáticas nos territórios rurais e na produção agrícola; Práticas de gestão socioambiental; Impactos produtivos das dinâmicas produtivas tradicionais e modernas nos territórios rurais: agricultura, agroecologia, energia e outras; Relações sociedade e ambiente: estilos de vida, organização social e padrões de consumo; Populações, Risco e Vulnerabilidade Socioambiental; Novas metodologias, métodos, ferramentas, Materiais, processos e produtos sustentáveis.

Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável. Políticas Públicas Ambientais. Conservação de Recursos Naturais. Agroecologia. Gestão Socioambiental. Mudanças Climáticas. Territórios Rurais. População e Vulnerabilidade. Práticas Sustentáveis Produtivas. Sustentabilidade Rural.

Grupo 2. Agricultura Familiar e Ruralidade

Coordenador Titular: Ms. Joacir Rufino de Aquino (UERN)

Coordenadora Adjunta: Ms. Genivalda Cordeiro da Costa (UERN)

E-mail: gt2soberne@hotmail.com

Os trabalhos submetidos a este grupo devem abordar os processos de transformação social, econômica e ambiental que afetam o espaço rural brasileiro e nordestino, dando especial atenção aos seus efeitos sobre as formas familiares de trabalho e produção. Os temas prioritários a serem considerados são: agricultura familiar e campesinato; agricultura familiar e mudanças sócio-técnicas, como inovação e empreendedorismo; a multifuncionalidade do espaço rural; os processos de diversificação socioeconômicos e os sistemas de produção agrícolas; estratificação e diferenciação social no campo; as relações de integração dos agricultores familiares com o sistema agroalimentar, nacional e multinacional; a inserção dos agricultores familiares nos mercados de produtos agropecuários; as mudanças no perfil ocupacional dos espaços rurais; o papel da pluriatividade e das atividades não agrícolas na reprodução da agricultura familiar; a agricultura familiar, a agroecologia e a questão da sustentabilidade ambiental; as formas de resistência e adaptação da agricultura familiar às mudanças climáticas; as organizações sindicais e associativas da agricultura familiar; e agricultura familiar, cooperativismo e economia solidária. O grupo priorizará a seleção de textos que apresentarem dados empíricos analisados segundo as referências bibliográficas e os procedimentos metodológicos disponíveis.

Palavras-chave: Agricultura Familiar e Campesinato. Agroecologia. Associativismo e Cooperativismo. Diversificação Socioeconômica. Empreendedorismo. Inovação. Integração Agroindustrial. Mercado de Trabalho Rural. Multifuncionalidade. Ocupações Rurais Não Agrícolas. Pluriatividade. Sustentabilidade Ambiental.

Grupo 3. Políticas Públicas e Reforma Agrária

Coordenadora Titular: Dra. Joana Vaz Moura (PPEUR/UFRN)

Coordenadora Adjunta: Dra. Jacimara Villar Forbeloni (UFERSA)

E-mail: gt3soberne@hotmail.com

Este Grupo visa debater o processo de constituição, implantação das políticas públicas de desenvolvimento rural e seus impactos no meio rural, considerando os ambientes da reforma agrária, geração e transferência de renda e a segurança alimentar no campo, discutindo sua efetividade, seus bloqueios, tensões, avanços e perspectivas de desenvolvimento. Deve-se destacar também o papel dos diversos atores: trabalhadores, sindicatos, cooperativas, associações e movimentos sociais na condução destes processos, assim como a participação ou omissão de diferentes instâncias do poder público. Destaca também a extensão rural como instrumento de política que visa melhoria da qualidade de vida da população rural.

Palavras-chave: Reforma agrária. Assentamentos rurais. Geração de emprego e renda. Segurança alimentar. Movimentos sociais. Qualidade de vida. Redução da pobreza. Políticas Públicas. Organização social.

Grupo 4. Empreendedorismo, Cooperativismo e Associativismo no meio rural

Coordenador Titular: Ms. Paulo Sidney Gomes Silva (IFRN)

Coordenador Adjunto: Dr. Washington José de Souza (UFRN)

E-mail: gt4soberne@hotmail.com

A presente linha enfatiza o conjunto de estudos sobre o cooperativismo e associativismo no desenvolvimento econômico e social no meio rural. Sob esse enfoque se destacam os estudos sobre as cooperativas, associações, empreendimentos econômico solidários, condomínios e outras formas organizativas de caráter econômico-produtivo existentes no meio rural. Portanto, são de interesse direto deste Grupo de Trabalho o processo de gestão destas organizações, o papel do Estado e as políticas públicas que incidem sobre elas, a formação de redes solidárias de cooperação econômica, os efeitos das ações socioeconômicas do cooperativismo e das demais formas de organização econômica no desenvolvimento local/rural.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Cooperativismo. Associativismo. Economia solidária. Empreendimento Econômico solidário. Governança. Organizações. Redes. Balanço Social. Contabilidade Social. Capital social. Ação Coletiva.

Grupo 5. Agronegócio, Mercados e Comercialização

Coordenador Titular: Dr. João Batista de Freitas (UERN)

Coordenador Adjunto: Dr. Josivan Barbosa de Menezes (UFERSA)

E-mail: gt05soberne@hotmail.com

Este Grupo trata das análises de mercado de produtos agropecuários, envolvendo estudos de oferta e demanda e sua interação com custos, renda, preços ao produtor e ao consumidor. São contemplados também estudos que mensuram as estruturas dos mercados agropecuários e examinam os efeitos da falta de concorrência sobre o bem-estar de produtores e de consumidores. Inclui ainda pesquisas relacionadas à mensuração de elasticidades de transmissão de preços e margens de comercialização; análise das formas de comercialização agropecuária, das flutuações nas condições de mercado e de seus impactos sobre oscilações de preços; além do papel dos instrumentos de gerenciamento de riscos, incluindo mercados de futuros e políticas de comercialização.

Palavras-chave: Organizações. Agronegócio. Gestão do conhecimento. Economia de empresas. Finanças empresariais. Comercialização e marketing. Coordenação. Custos. Competitividade. Planejamento.

Grupo 6. Gestão Social

Coordenadora Titular: Dra. Elizabeth Stradiotto Siqueira (UFERSA)

Coordenadora Adjunta: Dra. Lílian Caporlíngua Giesta (UFERSA)

E-mail: gt6soberne@hotmail.com

A gestão social é uma temática que se desenvolve e se consolida fortemente nas últimas duas décadas, contudo, não apresenta ainda um consenso sobre seu conceito, de modo que ela tem se solidificado na prática, sem ter gerado um entendimento unificado a respeito do que representa. No âmbito deste grupo de trabalho, gestão social será compreendida como aquela que aborda os campos de estudos relacionados as relações entre Estado-sociedade, capital-trabalho e cidadania deliberativa. Neste sentido, o grupo de trabalho de Gestão Social aceita artigos que tratem conceitos de racionalidade substantiva como uma possibilidade de romper com a preponderância do econômico sobre o social: a análise dos movimentos sociais e das formas concretas de participação; discussões voltadas para a gestão pública societal; a ação gerencial dialógica como elemento diferencial nos sistemas sociais públicos, privados e do terceiro setor; políticas sociais orientadas por uma perspectiva de autonomia e emancipação; perspectivas teóricas de gestão social; avaliação de projetos sociais; relações entre Estado, mercado e sociedade.

Palavras-chave: Estado, Terceiro Setor, Participação, Cidadania, Políticas Sociais, Gestão Social.

Grupo 7. Tecnologia, Inovação e Extensão para o campo

Coordenador Titular: Dr. Vinícius Claudino de Sá (UERN)

Coordenador Adjunto: Dr. Valdemar Siqueira Filho (UFERSA)

E-mail: gt7soberne@hotmail.com

O grupo de trabalho Tecnologia, Inovação e Extensão para o campo tem por objetivo: proporcionar um espaço de discussão onde os pesquisadores vincu-lados às diversas instituições de pesquisa, públicas e privadas. Poderão ser apresentar estudos que reflitam sobre o desenvolvimento, a inovação, a cultu-ra, a extensão e transferência de tecnologias para a agricultura brasileira e su-as principais cadeias produtivas. Este grupo abrigará os trabalhos técnico-científicos relacionados aos seguintes temas: desenvolvimento e promoção da avaliação de impactos das tecnologias agropecuárias e agroindustriais; bio-tecnologia; comunicação rural e tradução cultural; educação e extensão rural; gestão do conhecimento; inovação tecnológica; investimentos em PD&I; nano-tecnologia; pesquisa pública e privada; sistemas de informação; transgênia e segurança dos alimentos.

Palavras-chave: avaliação de impactos; comunicação rural e tradução cultural; educação e extensão rural; transferência de tecnologia; inovação; biotecnologia; transgênicos; alimento seguro; tecnologias emergentes; pesquisa agropecuária; gestão do conhecimento.

Grupo 8. Desenvolvimento Rural, Territorial e Regional

Coordenadora Titular: Dra. Joseney Rodrigues de Queiroz Dantas (UERN)

Coordenadora Adjunta: Dra. Larissa da Silva Ferreira Alves (UERN)

E-mail: gt8soberne@hotmail.com

O Grupo identifica-se com o que hoje se denomina “abordagem territorial do processo de desenvolvimento”, entendida como marco teórico e epistemológico específico que surge a partir do esforço no sentido de suplantar as limitações da concepção setorial que, convencionalmente, tem orientado a percepção do espaço onde se desenvolve a produção agropecuária nas sociedades modernas. Sob sua égide, se reconhece os diferentes locus de relações e processos sociais, econômicos, políticos e culturais rompendo com a dicotomia campo-cidade. Priorizar-se-á nesse GT pesquisas direcionadas: políticas públicas de desenvolvimento rural e territorial; dinâmicas urbano-regionais; novas centralidades urbanas; dinâmicas das pequenas e médias cidades do semiárido.

Palavras-chave: Desenvolvimento rural. Desenvolvimento territorial. Políticas de desenvolvimento. Dinâmicas Urbano-Regionais.

Grupo 9. Turismo rural e políticas públicas

Coordenadora Titular: Ms. Raimunda Maria Marques de Azevedo (UERN)

Coordenadora Adjunta: Dra. Michele de Sousa (UERN)

E-mail: raimazevedo@gmail.com; sousa.michele@gmail.com

O (novo) rural brasileiro, a partir da década de 1990, vem se configurando como um espaço favorável ao surgimento de atividades alternativas capazes de complementar a renda das famílias rurais, além de serem coadjuvantes do desenvolvimento territorial rural. O turismo rural, nessa perspectiva, surge como uma possibilidade de renda complementar, além de atender a demanda crescente de turistas (urbanos), que buscam por áreas rurais para fugir do estresse que deteriora a vida moderna nos centros urbanos. Esses inconvenientes, associados ao desejo de estar em contato com a natureza, vêm provocando mudanças consideráveis na preferência das pessoas em relação à escolha de roteiros de viagens, o que favorece destinos nos quais se possa intensificar o contato com a natureza, aliando aspectos da cultura com o meio ambiente e a inserção da comunidade local. A agricultura familiar, nessa perspectiva, assume papel relevante no desenvolvimento do turismo no meio rural, fortalecendo os laços de identidade do campo e a autoestima dos moradores, que devem assumir o papel de atores nesse processo. Os temas estudados neste Grupo de Trabalho objetivam favorecer a discussão para uma melhor compreensão das dimensões do turismo e do turismo rural; da perspectiva e das limitações do turismo rural no Nordeste brasileiro; discutir e analisar o papel das políticas públicas no desenvolvimento rural e desse (novo) segmento de turismo; compreender o papel do poder público e das famílias rurais nesse processo.

Palavras-chave: Turismo rural. Políticas públicas. Atividades plurais. Desenvolvimento local.

Grupo 10. Assuntos emergentes

Coordenadora Titular: Dra. Márcia Regina Farias da Silva (UERN)

Coordenadora Adjunta: Dra. Elizabeth Stradiotto Siqueira (UFERSA)

E-mail: Gt10soberne@hotmail.com

Este Grupo agrega os trabalhos relacionados a temas emergentes, fronteiriços e afins que não estejam contemplados nos GTs temáticos, mas que tenham contribuições relevantes para desenvolver as ciências sociais rurais (Administração, Economia, Extensão, Comunicação e Sociologia Rural), e suas correlatas, fornecendo também subsídios para a implementação de políticas públicas voltadas para os setores agrícola, agroindustrial e para áreas rurais.